quarta-feira, 17 de março de 2010

Formação sobre história e culturas indígenas para professores/as


Os professores da Rede Estadual de Pernambuco darão início neste mês de março a processo de formação específico sobre a temática indígena.
A iniciativa da Secretaria de Educação do Governo do Estado conta com parceria do Centro de Cultura Luiz Freire (CCLF) e tem como objetivo incluir a história e culturas indígenas nos Projetos Político-Pedagógicos (PPPs) das escolas, conforme determina a Lei 11.645/2008, válida para estabelecimentos de ensino infantil, fundamental e médio, sejam públicos ou privados.
A formação será realizada em forma de seminário itinerante, que passará pelas micro-regiões do Estado. Em cada local, o seminário tem a duração de um dia e tem como tema “Os Povos Indígenas de Pernambuco e a Lei 11.645/2008”.
O primeiro seminário será realizado na micro-região Recife Sul no dia 17 de março, a partir das 8h, no Hotel Canarius, em Boa Viagem, com cerca de 100 professores e professoras.
Com a participação da técnica em educação indígena do CCLF Patrícia Fortes e da professora indígena Pretinha Truká (integrante da Comissão de Professores Indígenas de Pernambuco), o seminário irá traçar um panorama geral das 11 etnias indígenas do estado, apresentando um pouco das culturas e histórias de luta e resistência destes povos.
Na outra parte do seminário, haverá exposição “A temática indígena no Projeto Político-Pedagógico” e momento para a socialização de práticas pedagógicas.
Educação, raça e etnia – Através de projetos com parceiros e iniciativas independentes, o CCLF vem realizando reflexões, debates, formações e lançando publicações sobre as relações étnico-raciais nas práticas educativas e sobre a construção de Projetos Político-Pedagógicos diferenciados para comunidades quilombolas e Povos indígenas.
Em outubro de 2009, o CCLF realizou, em parceria com a Save the Children – Reino Unido e Centro de Referência Integral de Adolescentes (CRIA/ Salvador-BA), o seminário “Educação e Relações Étnico-Raciais – os desafios e políticas de propostas interculturais”.
Em setembro e novembro de 2009, o CCLF lançou de forma independente ciclo de cursos, que teve foco na ampliação de conhecimento dos participantes para a inclusão de conteúdo sobre as Histórias e Culturas Afro-Brasileira e Indígenas nos currículos escolares, conforme determina a Lei 11.645/2008.

http://www.concepto.com.br/cclf/admin/modules/noticia/?id=770

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