raízes

Uma das mais expressivas cenas do imaginário nacional: em 1942, em plena vigência da política de boa vizinhança, os estúdios Walt Disney lançam um filme que consagrou definitiva e internacionalmente Carmen Miranda - Brazil.
Imagens, sons, cores, ritmos, o gingado dos quadris, a exuberância da natureza, a prodigalidade da terra e seus frutos, a alegria permanente, profusão que caracteriza os trópicos foram registrados num raro momento de metalinguagem onde o desenho se faz ao som da música. Pato Donald e Zé Carioca protagonizam a dupla de amigos que salta daqui para ali embevecida diante da magia do trópico.






-------------------------------------------------------------------------------------------------------------

A CONS(DES)TRUÇÃO DE UM MITO

A Primeira Missa


                                                             Victor Meirelles - 1860



                                                                Cândido Portinari - 1948



                                                               Glauco Rodrigues - 1972


-----------------------------------------------------------------------------------------------------------

CORAÇÃO MATERNO - dois momentos de um mesmo transe

Vicente Celestino - 1951





Caetano Veloso - 1967




------------------------------------------------------------------------------------------------------------

GLAUBER ROCHA, o profeta, num dos seus programas ABERTURA, anos 80




Caetano Veloso interpreta Haiti no show Noites do Norte - anos 90




----------------------------------------------------------------------------------------------------------

EMILINHA BORBA E A MARCHINHA CHIQUITA BACANA, carnaval de 1949




CAETANO VELOSO, A Filha da Chiquita Bacana, anos 80.




---------------------------------------------------------------------------

                                     DZI CROQUETTES

Em 1971, saídos de um show de boate para o palco do Teatro 13 de Maio, SP, o Brasil (e depois o mundo) conheceu Gente Computada Igual a Você, o primeiro trabalho dos Dzi Croquettes. Irreverência, ousadia, deboche e alta performatividade artística marcavam aquele grupo de homossexuais que despontava com todos os componentes do tropicalismo elevados à máxima potencia.
Além das componentes estéticas, os Dzi Croquettes iniciaram igualmente os vínculos entre arte e vida, trilhando uma trajetória em que não se separavam as componentes de crença, valores e atitudes assumidas na vida diária e os símbolos, situações e expressões artísticas defendidas nos palcos. Tal vínculo está diretamente associado ao surgimento do grupo pernambucano Vivencial Diversiones, em 1974, e da dupla paulista Fanta Maria e Pampora, responsáveis por uma série de espetáculos onde o travestismo era mais que tema, mas uma expressão artística elevada à categoria de espetáculo.


documentário do Jornal da Globo (coluna de Nelson Motta) sobre o lançamento do filme que reconstitui a trajetória do conjunto:



NEY MATOGROSSO

Em seu primeiro show solo (1975), após abandonar o conjunto Secos e Molhados, o cantor Ney Matogrosso incorporou praticamente todas as conquistas de linguagem dos Dzi Croquettes, transformando seus espetáculos em apresentações verdadeiramente teatralizadas.
Radicalizando tudo o que o tropicalismo havia constituído enquanto linguagem cênica, Ney é o melhor exemplo da expansão conhecida como pós-tropicalismo: a música unida à uma atitude comportamental que colocava em xeque os estereótipos da identidade brasílica. No show O Homem de Neanderthal os principais temas do tropicalismo foram revividos numa nova dimensão.

No registro, uma das canções do show O Homem de Neanderthal, com coreografia e figurino originais, gravado para o Fantástico e premiado pela BBC de Londres: