novidades/informações
Neste final de semana, dias 11 e 12 de novembro, acontecerá a segunda edição do Movimento de Teatro de Grupo de Curitiba.
Será no Teatro Novelas Curitibanas (Rua Pres. Carlos Cavalcanti, 1222. São Francisco.) e a entrada é franca.
Durante a programação (que se estende sempre das 10h as 22h), mesas redondas, conversas, palestras, lançamento da segunda edição do Jornal do MTGC, comidinhas, e mostras de cenas das companhias que integram o Movimento.
O tema do evento é Formação de Público, e todas as discussões (ao vivo e no jornal) vão girar em torno deste eixo.
A Companhia Silenciosa apresentará três trabalhos:
* Sábado, 16h30: "Dilaceração Com Sangue Doce", solo de Henrique Saidel.
* Domingo, 14h: "TECHNOMARAVILHA", solo de Giorgia Conceição.
* Domingo, 18h: "Word (meaningful elements of speech)", de Léo Glück.
A programação completa pode ser conferida no endereço: http://www.movimentodeteatrodegrupo.blogspot.com/
____________________________________________________________________________
SEMINÁRIO INTERNACIONAL
cena-performatividade 2
O seminário internacional “cena/performatividade 2” ocorre nos dias 8, 9 e 10 de setembro de 2010 nas dependências do CEART-Universidade do Estado de Santa Catarina. É uma promoção do grupo Inter-Textos, da linha de pesquisa Teatro. Sociedade e Criação Cênica do Programa de Pós-Graduação em Teatro (Mestrado e Doutorado). O grupo é coordenado pelos professores Edélcio Mostaço, Stephan Arnulf Baumgartel e Vera Collaço.
Mais uma vez, incide seu olhar sobre questões abertas com a performatividade, esse denso conceito que percorre a cultura contemporânea e marca o teatro pós-dramático em modo particular. Nessa edição nosso olhar volta-se para o teatro praticado nas Américas, tanto a latina quanto a anglo-saxã.
Para essa edição os convidados são:
Fernando de Toro – com formação em semiótica, dedica-se aos estudos teatrais, estudos comparados, pós-modernidade e estudos pós-coloniais. Entre suas obras principais estão: Brecht en el teatro latinoamericano (1984), Semiótica del teatro (1987), Explotations in Post-Theory (1999), Borders and margins (1999), Más allá de la Post-Modernidad (2010). Leciona na Universidade de Manitoba, Winnipeg, Canadá.
Ileana Diéguez Caballero – pesquisadora radicada no México, é investigadora do teatro latino-americano e caribenho. É pesquisadora da Escuela Internacional de Teatro de la América Latina y del Caribe. Leciona na Universidad Iberoamericana e na Casa de Teatro, Cidade do México Entre suas últimas publicações estão Escenarios Liminales (2007) e Cuerpos ExPuestos. Prácticas de duelo (primeras aproximaciones) (2009).
Cronograma
Dia 8 de setembro
15,30 hs – conferência de Fernando de Toro
16,30 hs- debate com Vera Collaço
17,00 hs – debate com a platéia
Dia 9 de setembro
15,30 hs – conferência de Ileana Dieguez Caballero
16, 30 hs- debate com Edélcio Mostaço
17,00 hs – debate com a platéia
Dia 10 de setembro
9,30 hs – projeção de vídeos - discussões
14,30 hs – projeção de vídeos – discussões
Todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Dra Ileana Diéguez Caballero
Professora pesquisadora da Universidad Autónoma Metropolitana (UAM), unidade Cuajimalpa, México, DF, integrada ao Corpo Acadêmico “Expresión y Representación” do Departamento de Humanidades. Doutora em Letras (2006), com pós-doutorado em Historia da Arte, pela UNAM, apoiada pelo CONACYT (2008-2009). Integrante do Sistema Nacional de Investigadores. Ministrou seminários em cursos de Pós-Graduação de Historia da Arte e Letras na UNAM, e na Universidad Iberoamericana. Professora convidada do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Teatro e Artes Vivas da Faculdade de Artes da Universidad Nacional de Colombia. Foi Coordenadora de Pesquisa do Centro Nacional de Investigación Teatral Rodolfo Usigli e Vicediretora da Escuela Internacional de Teatro de América Latina y el Caribe. É membro da Cátedra Itinerante del Teatro Latinoamericano. Organizou pesquisas em mais de trinta workshops cênicos em diferentes países e foi curadora de vários encontros internacionais sobre Teatralidad, Performance y Artes. Realizou pesquisas com grupos artísticos de Buenos Aires, São Paulo e Lima, apoiadas pelo PAEP-UNAM, 2005. Membro do Conselho Assessor da coleção La Cuarta Pared Teatro en España e Iberoamérica, da Editorial Iberoamericana Vervuert. É membro do conselho editorial do Archivo Virtual de las Artes Escénicas de la Universidad de Castilla-La Mancha e da equipe de pesquisas da ARTEA vinculada ao arquivo.
Publicações recentes:
Livros:
Cuerpos ExPuestos. Prácticas de duelo (primeras aproximaciones). Cuaderno de Investigación. Maestría Interdisciplinar en Teatro y Artes Vivas. Bogotá: Universidad Nacional de Colombia, 2009.
Des-tejiendo escenas. Desmontajes: procesos de investigación y creación. México: Universidad Iberoamericana-CITRU/INBA/CONACULTA, 2009.
Escenarios Liminales. Teatralidades, performances y política. Buenos Aires: Atuel, 2007.
Citru.Doc. Performance y Teatralidad. Cuaderno de Investigación Teatral 1. México: CITRU-CONACULTA-INBA, 2005.
Artígos:
“Expuestos. Experiencia y vestigios del cuerpo roto”. Cuadernos de Arte No. 2. Febrero 2010. Coordinación de Investigación de la Facultad de Artes de la UAEM.
“Cuerpos expuestos” (Proyecto curatorial en torno a siete artistas latinoamericanas). Re-d: arte, cultura visual y estudios de género. Número Cero, Sección Entrega I, Febrero 2010. Programa Universitario de Estudios de Género e Instituto de Investigaciones Estéticas de la UNAM.
http://revista-red.pueg.unam.mx/entrega1/entrega1.html
“Las Erinias de la memoria”. Ciudadanías en Escena. Performance y derechos culturales en Colombia. Paolo Vignolo (ed). Bogotá: Cátedra Manuel Ancízar, Universidad Nacional de Colombia, 2009.
“Escenarios del exceso. Texturas y teatralidades del cuerpo roto”. Revista Paso de Gato No. 38, Año 7, septiembre 2009.
“Prácticas artísticas en los escenarios de duelo suspendido”. Arteamérica No. 20, Revista electrónica de Artes Visuales, Casa de las Américas, La Habana, abril-junio 2009.
http://www.arteamerica.cu/20/dossier/ileana.htm
“Escenarios y Teatralidades de la memoria”. Revista CELCIT, número 35-36, 2009. http://www.celcit.org.ar/publicaciones/rtc_sum.php?cod=29
“De malestares y vacíos representacionales”. Utopías de la proximidad en el contexto de la globalización. La creación escénica en Iberoamérica. Óscar Cornago (ed). Cuenca: Universidad de Castila-La Mancha, 2010.
“Escenarios fúnebres/renacimientos míticos (prácticas de duelo)”. Revista Karpa 2.1, enero 31, 2009 (Revista indexada por MLA International Bibliography).
http://www.calstatela.edu/misc/karpa/Karpa2.1/Site%20Folder/ileanadieguez.html
“Prácticas escénicas y políticas en Latinoamérica: Escenarios liminales peruanos”. Latin American Theatre Review 41/2, Spring 2008. Center of Latin American Studies. The University of Kansas.
“Poéticas secrecionales. Los cuerpos abyectos en las performances de Rosemberg Sandoval”. Curare No. 27, julio-diciembre, 2006, pp. 14-21.
Fernando de Toro
Departmento de Inglês, Filme e Teatro
University of Manitoba
Winnipeg, Manitoba, Canada
Fernando de Toro é catedrático do Departamento de Literatura Inglesa, Cinema e Teatro do Departamento de Arquitetura da Universidade de Manitoba, Winnipeg, Canadá. Foi Decano da Faculdade de Pós-Graduação da mesma Universidade. Professor da Cátedra Arasmus Mundus da Comunidade Europeia em 2010, realizada no programa Etudes du Spectacle Vivant na Université Libre de Bruxelles. Já realizou mais de 500 conferencias e seminarios em inúmeras universidades nos USA, América Latina e Europa, entre as quais a Université de la Sorbonne, Buenos Aires, Universidad Autónoma de México, Consejo Superior de Investigaciones Científicas (Madrid), Universitât Leipzig (Alemanha), Standford University, Harvard Universitry, Universidade de São Paulo (Brasil), etc.
Publicou inúmeros livros nas áreas de teatro, semiótica, estudos pós-coloniais, entre os quais se destacam Brecht en el teatro latinoamericano contemporáneo (Galerna: 1984) Semiótica del teatro (1987, 1886, 1992 em nova edição revista e aumentada com quatro novos capítulos, 2008), e New Intersections (Frankfurt am Main, Vervuert Verlag, 2001); Intersecciones II (Buenos Aires, Galerna, 2002. Seus últimos livros são Intersecciones III. Globalización y Cultura: Ensayos sobre Arquitectura, Cultura, Pintura, Música y Literatura y Más allá de la Post-Modernidad em publicação ao longo de 2010.
_______________________________________________________________________
_____________________________________________________________________________
Assinar:
Postagens (Atom)