O blog


Esta é uma plataforma de pesquisa acadêmica, aberta à colaboração, comentários, críticas e encaminhamentos de discussões envolvendo teatro & cultura. Reúne materiais de vários pesquisadores , dedicados a projetos diversos, pessoais ou grupais, e que mantêm em comum a característica de troca e intercâmbio.



                                                           João Câmara, Bananas


Os materiais postados visam criar focos de discussão, evidenciando opiniões e interpretações que enriqueçam os temas abordados, sem necessariamente serem incorporados a essa ou aquela pesquisa. Trata-se, portanto, de articular vozes, pensar em voz alta, construir o dialogismo que explicita o tempo presente, múltiplo e híbrido, impostado na zona de fronteira formada entre diferentes territórios, disciplinas e saberes.

Porque teatro & cultura?

Porque o teatro foi, e continua sendo, um dos mais claros sintomas do estado da cultura, seus rumos, alternativas, projetos e excentricidades. Vivemos uma época marcada por noções como híbrido, limítrofe, miscigenado, fronteiriço, liminar, digital, cujas existências referem, como que imantadas, a qualidade de oxímoros.
Antiga figura de retórica, o oxímoro funde num enunciado dois pensamentos díspares, motivados, quase sempre, por colocar em tensão o portador de uma qualidade (substantivo, verbo, sujeito) e a qualidade ela mesma (adjetivo, advérbio), ou então afirmar a existência e a inexistência simultâneas de uma coisa. Em termos lógicos, é uma antítese, um modo de conciliar antagonismos.
O mito é o nada que é tudo, dizia Fernando Pessoa, evocando assim um prognóstico do novo século.
Pensar o teatro contemporâneo é pensar, antes de qualquer coisa, a cultura na qual ele está inserido.

Nenhum comentário: